Páginas

órgão regulador do relógio Oriente automático

















Este é o órgão regulador do relógio Oriente automático e da maioria dos relógios automáticos , Para ajustar o movimento se o relógio estiver atrasando ou adiantado.

Com o auxílio de uma pinça ou a ponta de uma chave de fenda fina

Empurre suavemente o registro para a esquerda se estiver adiantando ou para a direita de estiver atrasando.

Cuidado para não resvalar a ferramenta e danificar o cabelo do balanço.














9 comentários:

  1. mas como eu sei até onde devo ´girar o órgão?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação. Eu tenho um desses que comprei a cerca de 3 anos e depois de usá-lo durante seis meses direto, ele começou a adiantar, adiantava tanto que chegou à incrível marca de 44 segundos por hora, parei de usar durante 2 meses, usei novamente e mesmo regulando como explicado acima não resolvia muito o problema de precisão, parei de usá-lo novamente e só voltei a usá-lo de novo depois de trocar o balanço completo, o relojoeiro só colocou um outro no lugar mas não ajustou ou regulou nada, então eu mesmo abri o dito cujo e o regulei novamente com muita paciência(no olhômetro), demorou +ou- duas semanas, sorriam, agora ele atrasa 1 segundo por dia, mas não é aquele atraso +1-2, entende? é um atraso gradativo, não importa se é com a agitação do dia ou com o sono da noite, a marcha é quase sempre a mesma com erro à noite de, no máximo 1/4 de segundo, dá até gosto. Na minha opinião é o isocronismo perfeito, se for levado em conta de que estamos falando de um orient de 300 reais e não de um rolex ou omega ou patek ou lecoutre e por ai vai ... na verdade estou pensando em regular ainda mais pra ver se a precisão aumenta para 1 segundo ou menos mas estou com medo de estragar o que já foi feito, quem acha que está bom assim, dê sua opinião a vontade, e eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. con certeza está ótimo assim amigo, é muito dificil melhorar este um segundo ai rrss, abraço.

      Excluir
  3. Olá amigos perfeccionistas! Estou lutando para acertar o orient que era do meu pai. Mandei fazer um restauro, entretanto não ficou muito preciso levei duas vezes ao relojoeiro, que se diga: de muito vontade ajustou, mas não acertou ainda. No inicio 5 minutos a cada 24 horas, depois 5minutos 48 horas, mas agora com a ajuda do blog eu vou acertá-lo. Obrigado pela maravilhosa lição mestre relojoeiro! Tiago Meirelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem máquinas que regulam os relógios automáticos, em algumas fornituras(casas especializadas em vendas de peças para relojoeiros).
      http://edsonspan.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. não tem uma maquina que ajude a regular?

    ResponderExcluir
  5. a maquina p regular relogio automatico é o vibrograf.
    tem q ser muito detalhista p querer regular um segundo..se um cliente me vier com esse papo jogo lhe o relogio longe e devolvo o dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. ola pessoal possua um orient 300 m 469ss039 que esta atrasando uns 5 minutos a cada aproximadamente 36 horas e sempre q percebo eu arrumo ele no ponteiro de ajuste, isso prejudica o relogio , tenho q mandar mexer no orgão?? muito obrigado pelo apoio!!!

    ResponderExcluir
  7. ganhei uma lavadora iar de um cliente,estou tendo dificuldades para retirar ferrugem dos mecanismos.estou usando shampoo da fornitura e depois benzina.e nao limpa a ferrugem.qual produto devo usar?

    ResponderExcluir

Comentários Recentes